Textos extraídos da coluna Releitura, Jornal Sinal de Fumaça do Terreiro de Umbanda Tribo de Aruanda.
Procure o seu nas casas de vendas de artigos umbandistas.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

O que você quer que fique ?

Coluna Releitura – Diferentes formas de olhar para mesma coisa.
Por Mário Patruni
Edição 1
O tempo todo estamos iniciando e concluindo ciclos, seja no âmbito profissional ou pessoal, com a religião não seria diferente. Mais um ano terminou e mais uma vez o mar me chamou para mais perto dele. Nesta virada de ano, assisti a queima de fogos nas areis da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, caminhando por elas observava a quantidade de devotos da nossa Mãe Iemanjá. A cada passo ia de encontro a oferendas e mais oferendas, todas feitas com muito carinho por aqueles que, como forma de agradecimento, deixavam muito mais que algumas velas e flores, deixavam junto seu coração para aquela energia que acolhia a todos, em um lugar onde o espaço de areia ficou pequeno em meio a tantas homenagens. Por vezes iniciamos coisas da qual não conseguimos concluir, por vezes concluímos com êxito, em outras nem tanto. Reencarnação é isso! Você tem idéia de quantas vezes já pisou por essas bandas, o plano material? Nem eu! O fato é que ser umbandista é dar de frente com ciclos iniciados e concluídos o tempo todo. Tente lembrar quantos pontos cantados iniciam e terminam a cada gira, quantos passes são dados, quantas consultas e problemas são resolvidos e quantos outros ainda irão surgir!  Quantas velas você acendeu, no início tendo seu auge e minutos depois seu fim? Nem cera, nem chama. Mas se tudo começa e termina, se inicia e se conclui, o que fica disso tudo?

Fica o que você quiser que fique !

Ficam as conseqüências ! e não entenda essa palavra como algo negativo, que por si só tem uma conotação pesada. Abra o dicionário que tiver em mãos, verá que o significado de conseqüência é: conclusão, continuação que uma coisa pode ter, efeito, continuação. Uma palavra que sem duvida nos remete a movimento, ir e vir, como as ondas da praia da Barra, onde eu conclui mais um ciclo, na minha virada de ano. Sim, vai ficar exatamente o que você quiser que fique disso tudo, pois só você pode reconhecer o quanto de energia depositou nas suas ações, iniciadas e concluídas, só você pode afirmar se concluiu tudo que tinha para ser concluído, com êxito, ou se ao menos esta se dedicando de fato. Às vezes nosso melhor ainda não é o bastante, mas acredite e confie nas conseqüências, no movimento, no ir e vir, no inicio e no fim de cada coisa! Tenho 25 anos, sou umbandista a apenas 2, cada trabalho é uma surpresa, cada surpresa trás um turbilhão de informações para refletirmos, pois, se me falta vivência na estrada da umbanda, me sobra vontade de caminhá-la.
Convido você a caminhar também nesse novo ciclo que esta iniciando, o jornal Sinal de Fumaça do Terreiro de Umbanda Tribo de Aruanda, e neste espaço que chamo de Releitura, a minha palavra pra 2011, novas formas de olhar para a mesma coisa! Concluo esse ciclo, ou melhor, esse texto, com uma frase de Erasmo Shallkytton, poeta maranhense, que em poucas palavras nos fala de nossos desejos, conseqüência de uma energia tão boa que é a conclusão de mais um ano:

“No ano novo, tudo pode se transformar, os desejos são as mais belas obras desse evento anual.”

E para você leitor, que fique desse texto o que tiver que ficar, espero que o bastante para fazer alguma diferença. Muito axé e movimento nas nossas vidas em 2011.  

* foto de oferenda tirada na praia da Barra da Tijuca - Rio de Janeiro

8 comentários:

  1. Adorei o blog.Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. É bem isso mesmo Marinho. Você com sua sensibilidade sempre apurada conseguiu captar o eterno movimento de nosas vidas. Se Deus é o universo em movimento, nós somos suas obras sempre inacabadas e a cada encarnação nos burilamos mais um pouquinho. Continue nos presenteando com seus textos tão lúcidos... beijo, Moema

    ResponderExcluir
  3. "Sim, vai ficar exatamente o que você quiser que fique disso tudo, pois só você pode reconhecer o quanto de energia depositou nas suas ações..."

    Escolhas nas infinitas formas de viver, busquemos sempre a melhor forma. Ao menos vamos tentando.
    Temos sido constantemente presenteados em poder viver em ciclos, concluí-los ou não vamos tirar o melhor disso.

    Abraço amigo, boa semana!
    Fica aí também o convite para visitar sempre que puder e lembrar meu blog.

    Jair Gabardo.
    www.paraquefiquem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. lindo ... é isso que temos que perceber em nossas vidas , tudo é movimento , o mundo não para de girar para enxugar nossas lágrimas , nem para bater palmas pro nosso sucesso ... mas mesmo assim ele sabe o porquê das lágrimas e do sucesso... ele sabe porque as pessoas entram em nossas vidas e só resta a nós mesmos escolher o caminho a trilhar ... e com os erros dessas escolhas , nos tornarmos melhores ... a vida e a existência são compostas de ciclos , podemos torná-los mais curtos , menos dolorosos ... e também longos e sofridos ... depende de cada um.
    adorei o blog ... beijinhos , ótima semana . Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Adoreii o blog parabens
    Continue sempre nos presenteando com esses textos maravilhosos!!!
    bjosss***

    ResponderExcluir
  6. divulgar nossas boas idéias é como plantar sementes...torço para que elas germinem muito! parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. ficou maravilhoso !!!
    meus parabéns !!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog....continue nos presenteando com esses textos maravilhosos que além de nos trazerem tanta inspiração para nosso dia-a-dia , nos fazem refletir sobre nossas ações e por que estamos aqui!!!!!!!!bjos

    ResponderExcluir